Texto
A arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que promoveu, entre os séculos XVIII e XIX, um retorno às formas da cultura greco-romana da Antiguidade. O neoclassicismo, que englobou também a literatura, a escultura e a pintura, buscava fazer uma oposição ao barroco e ao rococó, movimentos que privilegiavam o rebuscamento e a complexidade. Para os arquitetos da época, era o momento de trazer de volta as características das arquiteturas grega e romana, adequando-as à Idade Moderna.
O neoclassicismo coincide com a Revolução Francesa, ocorrida em 1789 e com a Revolução Industrial, trazendo mudanças que tiveram como pano de fundo o Iluminismo, movimento intelectual e filosófico que ficou conhecido como “século das luzes”. Com os pensadores iluministas, o interesse pelas obras do passado foi reacendido. [...]
O Brasil possui alguns teatros-monumento que nos mostram o quanto o período entre o século XIX e início do século XX foi importante para o desenvolvimento cultural do país. Eles são prova do quanto a população da época desejava se parecer com a Europa, principalmente com a França.
A cidade do Recife possui um teatro dessa época, motivo de muito orgulho para todos os pernambucanos: o Teatro de Santa Isabel. Além de ser um dos mais bonitos teatros do país, foi o primeiro e é até hoje o principal exemplo de arquitetura neoclássica de Pernambuco. Ele também testemunhou boa parte da vida do Recife nesses quase dois séculos de existência.
Durante sua história, o teatro foi usado para outros fins, não somente para apresentações teatrais. Já no seu primeiro ano de funcionamento, em 1850, foi palco de animados bailes de carnaval. Para que isso fosse possível, foi colocada uma grande estrutura de madeira sobre a plateia na altura do palco. A técnica foi repetida durante a visita de D. Pedro II, em 1859. O Teatro de Santa Isabel foi palco também de calorosos embates literários. Curiosamente, alguns dos mais famosos ocorreram entre Castro Alves e Tobias Barreto, na década de 1860, em defesa das atrizes Eugênia Câmara e Adelaide Amaral. Dizem que eles eram grandes amigos até se envolverem com as duas. Daí em diante viraram inimigos. [...]
Imagens e excertos coletados de: https://laart.art.br/blog/arquitetura-neoclassica e https://www.borapralacomigo.com.br/2015/10/teatro-desanta-isabel-recife.html. Acesso em 16 ago. 2021. Adaptados.
A partir da compreensão do conteúdo global do Texto, o leitor é autorizado a concluir que
o estilo neoclássico do Teatro de Santa Isabel atende a um traço cultural predominante na sociedade brasileira da época de sua construção: a aspiração de parecer europeu.
o Teatro de Santa Isabel foi palco privilegiado para a propagação do ideário neoclássico, com exibições artísticas de literatura, escultura e pintura, em franca oposição ao barroco e ao rococó.
alguns teatros-monumento brasileiros testemunham a forte resistência da nossa cultura aos ideais neoclássicos e a adesão aos movimentos que privilegiavam o rebuscamento e a complexidade.
o Teatro de Santa Isabel só passou a ser valorizado após o crescimento do movimento intelectual e filosófico desencadeado pelos iluministas, que renovaram o interesse pelas obras do passado.
o Teatro de Santa Isabel é uma prova de que o Recife foi a capital brasileira de maior expressão do neoclassicismo, movimento que pretendeu retomar as arquiteturas grega e romana.