Para medir o consumo de energia elétrica, instala-se nas residências um medidor, conhecido como relógio de luz, cuja leitura é feita mensalmente.
As companhias fornecedoras utilizam o quilowatt-hora (kWh) para medir o consumo de energia elétrica, e 1 kWh corresponde ao consumo de um aparelho de potência 1000 Watt durante uma hora.
O relógio de luz é composto por quatro ou cinco mostradores, cada qual com um ponteiro central que aponta para um círculo numerado de 0 a 9. Os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário e no sentido crescente dos números (veja as setas na parte superior de cada mostrador da Figura 1).
No dia 18 de setembro de 2009, um funcionário da CELPE, ao fazer a leitura do relógio abaixo, encontrou os ponteiros nesta posição:
Para a leitura desse relógio de luz, considere o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro mostradores e, sempre que o ponteiro estiver entre dois números, considere o menor valor. Neste caso, o resultado dessa leitura é 2735 kWh.
No mês seguinte, 19 de outubro de 2009, o funcionário voltou para fazer nova leitura e encontrou os ponteiros na seguinte posição:
Sabendo que o consumo do mês, referente a setembro de 2009, é a diferença entre essas duas leituras, qual a energia elétrica consumida, em kWh, nesse mês?