Os ácidos metanoico, etanoico e benzoico são substâncias químicas que, em soluções aquosas, ionizam-se transferindo o próton H+ para a molécula de água. A reação de ionização é reversível e a maior ou menor capacidade na doação do próton pelo ácido carboxílico está relacionada a estabilidade da base conjugada e a polaridade e força da ligação O — H, fatores que dependem do átomo ou do grupo de átomos ligado ao carbono da carboxila. Os valores das constantes de equilíbrio dos ácidos, apresentados na tabela, servem para prever a força relativa dos ácidos.
Considerando-se essas informações associadas aos conhecimentos sobre equilíbrio químico e admitindo-se o valor do produto iônico da água, Kw, igual a 1,0.10 –14, é correto afirmar:
A base conjugada do ácido metanoico é mais forte do que a base conjugada do ácido etanoico.
O ácido etanoico libera o próton H+ mais facilmente do que os ácidos metanoico e benzoico.
A substituição do átomo de hidrogênio ligado ao carbono no ácido metanoico pelo grupo fenil, — C6H5, implica no aumento do caráter ácido.
O valor da constante de equilíbrio, Kb, para o ânion benzoato, C6H5COO — (aq), base conjugada do ácido benzoico, é de, aproximadamente, 1,6.10–10
A concentração de íons na solução aquosa do ácido benzoico é menor do que na do ácido etanoico, admitindo-se soluções com a mesma concentração molar.