Observe o esquema que resume o processo de coagulação:
Sobre esse processo, é CORRETO afirmar:
A vitamina K é fundamental no processo de coagulação, bem como a presença do íon cálcio, que atua como ativador de reação. A presença de cálcio possibilita a conversão de fibrina em fibrinogênio desencadeando a formação do coágulo.
A redução do número de plaquetas pode afetar o processo de coagulação sanguínea, assim como a falta de algum dos fatores de coagulação pode impedir que a hemorragia pare. Na falta de protrombina, basta dar ao paciente tromboplastina que a coagulação ocorrerá.
Para que ocorra a formação de protrombina e fibrinogênio, são necessários a vitamina K e o íon cálcio.
O processo de trombose sempre está associado à coagulação, que ocorre por causa de uma hemorragia interna. Nesse caso, não é necessário atuação de fatores de coagulação.
Quando a parede de um vaso é lesada, inicia-se um processo conhecido por hemostasia, que tem por objetivo impedir a hemorragia. As plaquetas têm papel fundamental no processo de coagulação. Além da formação de um tampão plaquetário, elas liberam tromboplastina, que, através de um efeito cascata, promove a formação de uma rede fibrosa, a fibrina, que aprisiona leucócitos, hemácias e plaquetas.