Texto III
\(\quad\quad\) Então você passou dias de angústia pensando ‘como você iria levar Crime e castigo
para aqueles alunos. Logo eles, “os que não entendem de nada”. “Os perdedores”. Você não
tinha alternativa, tinha de cumprir o prometido. Então você releu Crime e castigo em casa,
selecionou as partes que julgou mais contundentes. Tirou uma cópia. E, depois de reler, você
5 se pôs a memorizar os trechos. Fez isso porque você não podia simplesmente ler o texto
com eles, você tinha de contar algumas passagens. Dizer algumas palavras com mais
ênfase, fazer as pausas necessárias. Deixar o silêncio falar por si. Afagar o léxico. Olhá-los
nos olhos. E realmente parecia que estava funcionando. A descrição de Dostoiévski os
hipnotizava. Entre a narração de uma morte e outra, podia-se ouvir a respiração dos alunos.
10 Teu cansaço havia sumido, e uma nova sensação de plenitude começava a tomar conta de
você. Você achou que leria quatro páginas, mas acabaram lendo mais de quarenta nos dias
seguintes. Cada aula vocês liam seis a dez páginas. Você se preparava, dramatizava, às
vezes levantava, fazia gestos incisivos, e alguns se assustavam, pareciam angustiados.
Então, no fim de uma aula, um aluno chamado Peterson foi falar com você. Queria saber
15 qual era o castigo que Raskólnikov teria por cometer aqueles crimes. Peterson morava com
dois irmãos, os pais morreram e quem sustentava a casa era o mais velho. Peterson ainda
estava na escola por um milagre. Há muitas formas e motivos para desistir da escola.
Peterson era negro, tinha dezessete anos. Não conseguia emprego porque tinha que se
alistar no Exército. Você agora precisava tomar cuidado com o que ia dizer. Você disse que
20 Raskólnikov ia ser preso. Peterson te olhou e depois perguntou se Raskólnikov era uma
pessoa real. Você respondeu que não, mas que poderia ter sido.
TENÓRIO, J. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, p. 168.
O Texto II apresenta um exemplo de uma prática pedagógica bem-sucedida, na medida em que descreve a reação dos alunos frente à leitura proposta.
Assinale a alternativa que contém o trecho que melhor descreve a atenção dos alunos conquistada pelo professor.
“Teu cansaço havia sumido” (linha 10)
“Deixar o silêncio falar por si.” (linha 7)
“Cada aula vocês liam seis a dez páginas.” (linha 12)
“A descrição de Dostoiévski os hipnotizava”. (linhas 8-9)