O período do Entre Guerras (1918-1939) foi um período de grande instabilidade econômica, política e social. Muitos países buscaram alternativas diferentes da democracia liberal, para tentar solucionar seus problemas internos. Esse foi o caso da Rússia, da Itália, da Alemanha e Espanha. No caso específico da Espanha, ocorreu a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Sobre esse confronto, é CORRETO afirmar:
A Guerra Civil Espanhola resultou no estabelecimento de uma república claramente fascista na Es-panha. A Espanha, assim como Portugal, participou ativamente na Segunda Guerra Mundial, envi-ando tropas para lutar ao lado do Eixo nas regiões ocupadas pelos fascistas na África do Norte e nos Bálcãs.
A Guerra Civil Espanhola resultou no estabelecimento de uma república de inspiração soviética. Es-se novo Estado espanhol participou ativamente da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados e ajudou-os a expulsar os nazistas da França ocupada.
Foi uma vitória para o fascismo. A Alemanha nazista e a Itália fascista ajudaram Francisco Franco, líder espanhol, a vencer os republicanos de esquerda, que foram auxiliados pela União Soviética. Com a derrota dos republicanos, Franco estabeleceu uma ditadura conservadora e clerical, simpati-zante do Eixo, mas que conseguiu não envolver o país na Segunda Guerra Mundial.
A Guerra Civil Espanhola resultou no estabelecimento de uma monarquia parlamentarista democrá-tica na Espanha. Derrotando forças republicanas e fascistas, Francisco Franco possibilitou o retorno de Afonso XIII ao trono espanhol e estabeleceu o regime constitucional, com monarquia limitada.
Com a decidida ajuda de Grã-Bretanha, França e Estados Unidos, Francisco Franco, líder das forças democráticas, venceu as forças republicanas fascistas, que contaram com o apoio de Hitler e de Mussolini. Isso permitiu o restabelecimento do regime democrático na Espanha e evitou que o país fosse envolvido na Segunda Guerra Mundial.