O movimento Manguebeat desenvolveu-se na década de 1990 em Recife, unindo elementos da cultura popular com a cultura pop internacional.
A banda Chico Science e Nação Zumbi foi um dos grupos que encabeçou o movimento:
“A cidade”, Chico Science e Nação Zumbi, 1994.
A partir do trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente esse movimento musical.
O Manguebeat produz uma sonoridade inovadora na música popular brasileira ao adicionar texturas de guitarra, típicas do rock, a ritmos afro-indígenas, como o maracatu.
Como o movimento Armorial, o Manguebeat se apresenta enquanto produto da cultura nordestina e valoriza as raízes ibéricas e mouras absorvidas mediante a colonização lusa.
O movimento denuncia a pobreza dos manguezais pernambucanos, vistos como caos a ser superado por uma concepção moderna de sociedade, baseada em tecnologia e progresso.
As composições do grupo mesclam elementos tecnológicos com a cultura regional, como a figura do caboclo de lança e a mistura do maracatu de baque virado com o funk e o rap.
A junção entre a música popular e a erudita é assumida como uma forma de inserir a cultura local no cenário global, em diálogo com o experimentalismo do serialismo atonal.