O IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O SAEB avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Considere a concepção de construção do conhecimento e avaliação para assinalar a alternativa correta sobre a relação entre a avaliação externa e interna escolar.
Ao avaliar o aluno, o SAEB não considera todos os aspectos e dimensões que envolvem o processo escolar e, por isso, não revela informações úteis sobre a totalidade do trabalho de uma rede de ensino.
O Sistema fornece um valor ao aluno e, consequentemente, ao professor. Esse ranking deve ser utilizado pela escola para promover avanços, retenções, promoções e punições aos sujeitos envolvidos, até que eles melhorem na próxima avaliação.
Os resultados do SAEB permitem verificar se os recursos públicos investidos em cada escola estão gerando bons resultados e identificar e responsabilizar os gestores e professores a partir do mau desempenho dos seus alunos.
A partir da implementação do SAEB, acredita-se na adequação do uso exclusivo de provas ou testes para aferir o domínio dos saberes dos alunos, sendo inadequados recorrer a trabalhos ou outros procedimentos para compor o conjunto avaliativo.
A avaliação externa e a avaliação do professor são complementares, pois, enquanto a primeira verifica o desempenho global em cada tarefa nas redes de ensino, a segunda permite fazer análises parciais e bem detalhadas para detectar os pontos em que os alunos apresentam dificuldades.