O fluxograma abaixo foi retirado de um caderno de educação do governo de Portugal para alunos do 11° ano daquele país (equivalente ao 2° Ano do Ensino Médio no Brasil).
Considerando o fluxograma anterior e os conceitos de equilíbrios químicos, analise e marque a alternativa CORRETA.
Dado que
VMR – Valor Máximo Recomendável
VMA – Valor Máximo Admissível
Dado:
log 2 = 0,30; log 3 = 0,48
Segundo o fluxograma, uma das hipóteses para avaliarmos o pH da água é a utilização de indicadores ácidobase. Indicadores ácido-base (HIn), embora sejam moléculas orgânicas, ao sofrerem ionização, não entram em equilíbrio químico.
Segundo o fluxograma, a constante do produto iônico da água (Kw) diminui com o aumento da temperatura. Tal variação deve-se à diminuição dos movimentos moleculares com aumento no número de rompimentos das ligações iônicas que ocorrem entre oxigênio e hidrogênio.
Segundo o fluxograma, para que uma água seja considerada alcalina, é necessário que a concentração molar de íons hidroxila seja superior a concentração molar de íons hidrônio ou hidroxônio. Considerando uma temperatura de 60 graus Celsius e sabendo que nessa temperatura o Kw = 9.10-14, podemos afirmar que se a concentração de [OH-] = 1,5.10-8 a referida água é alcalina
Para que um sistema seja classificado como solução, é necessário que ele seja formado por disperso e dispersante de maneira heterogênea.
Segundo o fluxograma, águas podem ser classificadas em ácidas, neutras ou alcalinas de acordo com o seu pH. Para que uma água seja classificada como ácida, é necessário que sal adicionado a ela sofra hidrólise do cátion. Isso é possível quando adicionamos cloreto de amônio a ela.