O fim da trilogia épica de Batman
Batman “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (The Dark Knight Rises), que chegou às telas em 27 de julho, é um dos recordistas de bilheteria no Brasil. Apesar da tragédia que atingiu os EUA na pré-estreia do filme em Aurora, no estado do Colorado, a superprodução vem alcançando resultados positivos no cinema nacional. Até o último fim de semana, as bilheterias brasileiras registravam a marca de 3.766.579 ingressos vendidos.
Disponível em: http://luanazarini.wordpress.com/2012/08/19/o-fim-da-triologia-epica-de-batman/. Acessado em 24 nov. 2013
Com base nas características do discurso épico, presente em obras literárias como A Odisseia, A Ilíada, Eneida Lusíadas, justifica-se a associação entre o universo épi filmes de Batman porque
embora o filme trate de uma história passada num mundo industrializado, é possível a associação proposta porque, como os heróis épicos, Batman luta em nome de uma coletividade, não restringindo seus objetivos à sua própria pessoa.
o filme faz uso de muitos recursos visuais e sonoros, criando assim uma atmosfera que se aproxima da grandiosidade a que aspiravam os poetas antigos para escrever suas epopeias.
do mesmo modo que há uma grande procura, por parte do público atual, para ver o filme em questão, na antiguidade as pessoas lotavam os anfiteatros para ver a leitura e representação dos textos épicos.
o que aproxima os filmes de Batman e as epopeias clássicas é o fato de haver, nos dois casos, combates entre o bem e o mal, o que constitui a característica principal do discurso épico.
assim como nas epopeias faz-se uso constante da memória coletiva, nos filmes do Batman o herói está sempre sendo associado a seu passado particular sofrido.