O fenobarbital (Gardenal®) é um medicamento bastante utilizado para prevenir e combater crises convulsivas. Apresenta certo teor de toxicidade e por isso deve ser administrado com cuidado, pois em altas concentrações no organismo pode provocar uma parada cardiorrespiratória. Infelizmente, alguns indivíduos que sofrem de depressão fazem uso desse medicamento objetivando cometer suicídio. No hospital, esses casos de intoxicação são solucionados utilizando-se medicamentos cuja presença no sistema urinário provoca alteração no pH da urina, de forma a tornar o fenobarbital mais solúvel em água, favorecendo a excreção por meio da micção.
Considerando a estrutura química do fenobarbital, o equilíbrio de ionização dos ácidos e bases e os fatores que afetam esse equilíbrio, analise as afirmações a seguir:
I) O fenobarbital é uma base fraca, caracterizada pela presença de nitrogênio com um par de elétrons livre que em solução aquosa sofre protonação.
II) O fenobarbital é um ácido fraco e em solução aquosa tende a perder prótons pelo efeito de conjugação com o oxigênio da carbonila (um grupo eletronegativo).
III) A utilização de bicarbonato de sódio (Na2HCO3) minimiza os danos provocados pela intoxicação por fenobarbital, pois aumenta o pH da urina, deslocando o equilíbrio para a direita, aumentando a excreção do fenobarbital.
IV) A utilização de ácido ascórbico (vitamina C) minimiza a intoxicação provocada pelo fenobarbital, pois diminui o pH urinário, aumentando a concentração da fração ionizada que é mais polar do que a fração não ionizada.
V) O fenobarbital é um exemplo de substância anfótera e, portanto, pode ser eliminado do organismo tanto pela utilização de medicamentos ácidos como de básicos.
Considerando as afirmações acima, marque a alternativa correta:
As afirmações II e III estão corretas.
As afirmações I e IV estão corretas.
As afirmações I e III estão corretas.
As afirmações II e IV estão corretas.
Apenas a afirmação V está correta.