O ácido fluorídrico, ou fluoreto de hidrogênio anidro, apresenta-se como líquido até 19,5°C, é um ácido do grupo dos hidrácidos. É um gás ou vapor esverdeado, de fórmula HF. Apresenta-se em solução como líquida incolor e fumegante de odor penetrante. pK = 3,19.
(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_fluor%C3%ADdrico).
O ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa = - 6,3, o que significa que, em solução, o seu hidrogênio é facilmente ionizável, ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Em sua forma comercial é também conhecido como ácido muriático. Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado. Altamente higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bem vedado para não variar a sua concentração. Outro motivo pra que o frasco permaneça fechado é que, em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz.
(FONTE: http://www.infoescola.com/quimica/acidocloridrico).
O ácido bromídrico é formado pela dissolução de moléculas diatômicas de brometo de hidrogênio, HBr, em água. Possui pKa = − 9, fazendo-o um ácido forte. É um dos ácidos minerais mais fortes conhecidos
(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_ brom%C3%ADdrico).
Acima três importantes substâncias foram apresentadas: HF, HCl e HBr. Sobre estas, analise as afirmações a seguir.
I. A temperatura de ebulição do HF é a menor dentre as substâncias citadas no texto.
II. Devido a seu baixo grau de dissociação, todos os haletos citados pouco dissociam em presença de água.
III. Ao serem associados, um a um, ao vinagre puro, todos agiram como ácidos e a menor força ácida dentre estes será a do acido fluorídrico.
É correto apenas o que se afirma em:
I.
III.
I e II.
II e III.
I e III.