Prefeitura de Piracicaba 2022

Leia o texto para responder às questões de números 04 a 08.


Em uma Alemanha já tomada pelo nazismo e na iminência da Segunda Guerra Mundial, uma brasileira ajudou a salvar judeus que eram perseguidos pelo governo nazista: Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa. A paranaense nascida em 1908, filha de mãe alemã, mudou-se para a Alemanha após o divórcio, onde se estabeleceu em Hamburgo e chefiou a Seção de Passaportes do consulado brasileiro.

Em 1937 entrou em vigor no Brasil uma política que restringia a entrada de judeus no país, na época governado por Getúlio Vargas, que flertava com a Alemanha – o que só mudou quando o Brasil se uniu aos Aliados, inimigos dos alemães durante a Guerra. Mesmo sabendo da restrição, Aracy burlou as regras do governo e seguiu emitindo vistos para judeus entrarem no Brasil.

A história de Aracy só se tornou conhecida a partir dos anos 80, quando uma judia polonesa que fugiu para o Brasil tomou para si a missão de divulgar os feitos da brasileira. Sua história foi oficialmente reconhecida em 1982 e ela foi agraciada com uma homenagem a não judeus que arriscaram a vida para salvar o povo durante o Holocausto. Além dela, o único brasileiro a receber tal título foi o diplomata Luiz Martins de Souza Dantas, que atuou na França e também concedeu vistos a judeus.


(Marilia Marasciulo. Quem foi Aracy Guimarães Rosa, brasileira conhecida como “Anjo de Hamburgo”. https://revistagalileu.globo.com, 05.01.2020. Adaptado)

No trecho “A paranaense nascida em 1908, filha de mãe alemã, mudou-se para a Alemanha após o divórcio, onde se estabeleceu em Hamburgo…” (1º parágrafo), o vocábulo destacado foi empregado, corretamente, respeitando- se sua função gramatical e sentido, assim como na frase:

a

A concessão de vistos para estrangeiros depende de certos critérios, onde são determinados pelo governo de cada país.

b

Estive hoje numa repartição consular, onde fui atendido com cortesia por uma moça cuja origem é a mesma que a minha.

c

Turistas que perderam seus passaportes foram orientados, onde tiveram que se dirigir ao consulado dos seus países para solicitar novos documentos.

d

O funcionário foi abordado por um estrangeiro que não falava português, onde um tradutor acabou ajudando- os.

e

Decidiram se divorciar, onde seria necessário, então, procurar o consulado, já que estavam morando fora do país.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Prepare-se para o CNU com ajuda da Inteligência Artificial
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar