Prefeitura de Canoas 2023

Na cirurgia veterinária, as suturas são de extrema importância para a recuperação da integridade dos tecidos. Se os princípios gerais das técnicas de suturas forem seguidos, teremos, na maioria das vezes, uma excelente cicatrização da ferida cirúrgica. As suturas podem ser classificadas em contínuas ou descontínuas, de acordo com sua extensão. As suturas contínuas são aquelas que, após passarmos o fio nas bordas da ferida cirúrgica e darmos o nó inicial, não são cortadas depois de cada repasse nas bordas. Geralmente, o ponto é feito apenas nas extremidades, e, mesmo que haja uma interrupção na sutura contínua, o fio nunca é cortado antes de chegar ao final da ferida. Em relação aos tipos de suturas contínuas, é CORRETO afirmar que:

a

Sutura de Sultan: inicia-se com dois pontos simples paralelos passando através da ferida cirúrgica, mas sem interromper. Ao se confeccionar o nó, uma figura em “X” é obtida. Pode ser utilizada na linha média e na fáscia muscular.

b

Sutura de Lambert: a agulha entra longe e sai perto em apenas uma borda da ferida e, depois de cruzar a borda, entra perto e sai longe. É uma sutura que evita contaminação, pois não é perfurante total e é invaginante. Pode ser utilizada em órgãos ocos como o pulmão e o intestino.

c

Sutura de Wolff: a agulha entra paralela nos dois lados da borda da ferida. Nesse tipo de sutura, as bordas poderão everter, o que não oferece uma estética muito boa após a cicatrização. Pode ser utilizada em pele, suturas de hérnias ou aponeuroses e ferimentos cutâneos extensos.

d

Sutura de Donatti: tem como referência a borda da ferida. A agulha entra longe da borda (entre 7 e 10mm) nos dois lados e depois retorna entrando perto da borda, também nos dois lados (2mm). Formamos, assim, o U em pé. Nesse tipo de sutura, o cirurgião deverá envolver também o tecido subcutâneo, além da pele. Pode ser utilizada em pele e fígado.

e

Sutura de Reverdin: após a agulha passar pelas bordas da ferida, o fio é ancorado na laçada anterior, sendo apertado em seguida, e, assim, repete-se o processo de ancoragem em todas as laçadas até o final. Pode ser utilizada em pele, fáscia muscular, vesícula urinária e estômago. Esse tipo de sutura é empregado quando se tem necessidade de tornar a sutura mais firme, com mais resistência.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Prepare-se para o CNU com ajuda da Inteligência Artificial
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar