Leia o texto e observe o mapa.
A Região Amazônica é tema incontornável nos debates internacionais contemporâneos sobre recursos naturais, desenvolvimento sustentável, mudança do clima e biodiversidade. Com população de aproximadamente 38 milhões de pessoas, a Amazônia ocupa 40% do território sulamericano e abriga a maior floresta megadiversa do mundo, habitat de 20% de todas as espécies de fauna e flora existentes. A Bacia Amazônica contém cerca de 20% da água doce da superfície do planeta. O Ciclo Hidrológico Amazônico alimenta um complexo sistema de aquíferos e águas subterrâneas, que pode abranger uma área de quase 4 milhões de km2. Por sua importância estratégica, a Amazônia apresenta aos países que fazem parte deste ecossistema grandes desafios e ainda maiores oportunidades. A conveniência de conjugar esforços para o desenvolvimento harmônico da Amazônia, com equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, constitui princípio fundador da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco socioambiental formado pelos Estados que partilham o território Amazônico [...].
Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/691- organizacao-do-tratado-de-cooperacao-amazonica-otca Acesso em 01 out. 2019.
Os países sul-americanos 1, 2, 3 e 4, por onde se estendem áreas da “Amazônia Internacional”, apresentadas no mapa, são, respectivamente,
Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia.
Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela.
Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
Peru, Bolívia, Venezuela e Colômbia.
Colômbia, Venezuela, Bolívia e Peru.