Existem quatro tipos de radares que multam carros nas ruas das grandes cidades, o radar fixo é somente um deles. Os três laços detectores posicionados em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro, são responsáveis pelo cálculo da velocidade dos veículos nos radares fixos. Um automático verifica quanto tempo demorou para o carro ir do primeiro laço, L1, ao segundo, L2, e, depois, quanto tempo levou para ir do segundo ao terceiro laço, L3. Cada faixa de rolamento possui seus laços independentes da faixa vizinha. Se o veículo estiver em alta velocidade, uma câmera fotográfica é acionada automaticamente.
Os outros três tipos de radares também funcionam de modo parecido. O radar do tipo móvel é o único que realmente é, de fato, um radar, pois apontado para um veículo, ele lança uma onda magnética que, após atingi-lo e voltar, mostra a velocidade em que ele estava.
SÁ, Alexandre Nogueira. Policiais eletrônicos. Disponível em: <http://revistagalileu. globo.com>. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.
Sabe-se que um automóvel percorreu a distância entre dois laços detectores no intervalo de tempo de 0,15s, que a velocidade máxima permitida na via é de 60km/h, que as penalidades pela infração por excesso de velocidade são
• exceder velocidade em até 20%: infração média e perda de 4 pontos na CNH;
• exceder velocidade acima de 20% até 50%: infração grave e perda de 5 pontos na CNH;
• exceder velocidade acima de 50%: infração gravíssima, perda de 7 pontos na CNH, apreensão da CNH e suspensão do direito de dirigir.
Com base nessas informações e nos conhecimentos de Física sobre mecânica, é correto afirmar:
O automóvel passou pela via com velocidade inferior à velocidade máxima permitida.
O automóvel passou pela via com velocidade média igual a 60,0km/h.
O motorista foi multado por infração média.
O motorista foi multado por infração grave.
O motorista foi multado por infração gravíssima.