Examine o gráfico a seguir, representando a pirâmide etária do Brasil em três períodos:
Legenda: Pessoas com mais de 65 anos serão mais de um quarto dos brasileiros em 2060, segundo projeção do IBGE. O percentual desse grupo representa 7,4% do total de pessoas que vivem no país em 2013.
Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisa, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Projeção da População por Sexo e Idade para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, 2013.
As pirâmides representadas acima mostram que:
Há uma tendência futura ao predomínio da população jovem, pelo apoio do Estado às camadas de mais baixa renda da sociedade, com programas sociais de redistribuição de renda, como o Bolsa Família, que incentiva os casais a terem um maior número de filhos.
Há uma tendência brasileira a apresentar uma população cada vez mais velha, com elevação na taxa de natalidade, fecundidade e mortalidade.
Atualmente, o país está passando pelo chamado bônus, ou janela demográfica, ou seja: a população ativa é maior que a soma da população jovem e idosa, gerando grande capacidade de mão de obra e mercado consumidor.
Há uma tendência ao envelhecimento da população, provocado pela manutenção da maioria da população no campo nas regiões Centro-Oeste e Norte, centros da expansão do agronegócio que utiliza grande contingente populacional.
Há uma tendência ao envelhecimento da população e perda rápida do chamado bônus demográfico, já que a população passa pela elevação da taxa de natalidade e fecundidade.