“Estados Unidos, Europa Ocidental e Japão formam uma “´tríade” que domina grande parte da produção e da distribuição da riqueza mundial. Os países da “tríade” são os pólos estruturados da economia mundial, exercendo também a hegemonia financeira global. O domínio econômico mundial dos países centrais pode ser expresso pela presença, em seus territórios, das matrizes das principais empresas transnacionais, que recebem parte significativa dos lucros obtidos por sua filiais no exterior.”
TERRA, Lygia, ARAÚJO, Regina, GUIMARÃES, Raul Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. . 2ed. São Paulo: Moderna, 2010.p.624
Considerando as informações apresentadas no texto, e utilizando outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que os países da “tríade” destacam-se no cenário econômico mundial em três setores fundamentais:
A modernização tecnológica, a formação homogênea de países com características culturais e políticas comuns e a intensidade de trocas comerciais.
O comando sobre a produção industrial, a intensidade das trocas comerciais e o controle sobre mercados financeiros.
A existência de dinâmicas diferenciadas nas periferias agropecuárias, a presença de filiais de transnacionais em seus territórios e o comando do capital financeiro.
O comando estatal da modernização tecnológica nos espaços rurais, a reestruturação da organização industrial no pós-guerra e a presença das transnacionais.