Distribuição geográfica da indústria – Participação no PIB da indústria em 2016
De acordo com o mapa e os conhecimentos sobre a dinâmica industrial brasileira, pode-se concluir que
as políticas de integração nacional consolidaram os distritos industriais no Nordeste, mas a atual modernização produtiva das antigas fábricas por frentes tecnológicas de serviços tem resultado na modesta participação da região no PIB da indústria.
a industrialização no país foi marcada pela ação liberal do Estado, através da atração de indústrias multinacionais dos setores de mineração, petroquímico e siderúrgico na região Sudeste, que concentra as maiores participações no PIB da indústria.
o processo de desconcentração industrial no país deu-se de forma concentrada, em especial no interior da região Sudeste, o que é demonstrado pela participação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro no PIB da indústria.
o fenômeno da descentralização industrial da região Centro-Oeste foi marcado pela ação das políticas de isenção fiscal entre os governos estaduais, ocasionando uma guerra de lugares, o que viabilizou o aumento da participação no PIB da indústria na região Sul.
a construção do polo industrial da Amazônia teve como objetivo o desenvolvimento da região Norte, impulsionado pela industrialização durante o governo Geisel, ao que se deve o destaque atual do estado do Pará na participação da região no PIB da indústria.