De acordo com a norma de auditoria NBC TA 200, que trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis, risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. Sendo assim, com base nesta Norma, assinale a alternativa CORRETA.
Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante depois de terminada a auditoria.
O risco inerente e o risco de controle são riscos da entidade, e eles existem em razão da execução da auditoria das demonstrações contábeis.
Risco de controle é o risco de que uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.