ETEC 2013/2

Considere o texto para responder à questão.

 

Homens recebem salários 30% maiores que as mulheres no Brasil

 

    Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que, apesar do recente crescimento econômico e das políticas destinadas a reduzir as desigualdades, as diferenças salariais relacionadas à etnia e ao gênero continuam sendo significativas nos países latino-americanos.
    De acordo com a pesquisa, os homens ganham mais que as mulheres em todas as faixas de idade, níveis de instrução, tipo de emprego ou de empresa. A disparidade é menor nas áreas rurais, em que as mulheres ganham, em média, o mesmo que os homens, independentemente da idade. Já nas áreas urbanas, a menor diferença salarial relacionada a gênero está na faixa mais jovem da população que possui nível universitário.
    As diferenças salariais variam muito também entre os 18 países pesquisados. O Brasil apresenta um dos maiores níveis de disparidade salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais que as mulheres, quase o dobro da média do grupo das nações pesquisadas, que é de 17,2%. Do grupo, o país que apresenta a menor diferença é a Bolívia.
    O documento traz ainda algumas recomendações para reduzir essas disparidades. Por parte dos governos, a implementação de políticas no sentido de aumentar o nível educacional da população e da implementação de um maior número de creches, o que permitiria às mulheres mais dedicação à sua vida profissional. Já no âmbito familiar, uma divisão de tarefas mais igualitária, com os pais dividindo a criação dos filhos, o que daria às mulheres a possibilidade de manter suas carreiras.
(observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/homens-recebem-salarios-30-maiores-que-as-mulheres-no-brasil Acesso em: 03.02.2013. Adaptado)

Com base nas informações do texto, pode-se afirmar corretamente que

a

as mulheres trabalhadoras recebem, na Bolívia, 17,2% a menos nos rendimentos do que os homens que exercem a mesma função.

b

a defasagem salarial atenua-se entre homens e mulheres que vivem em cidades, são jovens e têm formação acadêmica superior. 

c

os homens, com exceção dos que atuam em empresas multinacionais, recebem maiores salários do que as mulheres.

d

as mulheres que trabalham no campo são aquelas que têm rendimento idêntico ao dos homens, pois é um direito garantido por lei.

e

as diferenças salariais que envolvem gênero e etnia são consequência da economia estagnada e em retração dos países latino-americanos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Garanta sua vaga dos sonhos no Enem com IA e o maior banco de questões!
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar