Considere o texto para responder à questão.
Homens recebem salários 30% maiores que as mulheres no Brasil
Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que, apesar do recente crescimento econômico e das políticas destinadas a reduzir as desigualdades, as diferenças salariais relacionadas à etnia e ao gênero continuam sendo significativas nos países latino-americanos.
De acordo com a pesquisa, os homens ganham mais que as mulheres em todas as faixas de idade, níveis de instrução, tipo de emprego ou de empresa. A disparidade é menor nas áreas rurais, em que as mulheres ganham, em média, o mesmo que os homens, independentemente da idade. Já nas áreas urbanas, a menor diferença salarial relacionada a gênero está na faixa mais jovem da população que possui nível universitário.
As diferenças salariais variam muito também entre os 18 países pesquisados. O Brasil apresenta um dos maiores níveis de disparidade salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais que as mulheres, quase o dobro da média do grupo das nações pesquisadas, que é de 17,2%. Do grupo, o país que apresenta a menor diferença é a Bolívia.
O documento traz ainda algumas recomendações para reduzir essas disparidades. Por parte dos governos, a implementação de políticas no sentido de aumentar o nível educacional da população e da implementação de um maior número de creches, o que permitiria às mulheres mais dedicação à sua vida profissional. Já no âmbito familiar, uma divisão de tarefas mais igualitária, com os pais dividindo a criação dos filhos, o que daria às mulheres a possibilidade de manter suas carreiras.
(observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/homens-recebem-salarios-30-maiores-que-as-mulheres-no-brasil Acesso em: 03.02.2013. Adaptado)
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar corretamente que
as mulheres trabalhadoras recebem, na Bolívia, 17,2% a menos nos rendimentos do que os homens que exercem a mesma função.
a defasagem salarial atenua-se entre homens e mulheres que vivem em cidades, são jovens e têm formação acadêmica superior.
os homens, com exceção dos que atuam em empresas multinacionais, recebem maiores salários do que as mulheres.
as mulheres que trabalham no campo são aquelas que têm rendimento idêntico ao dos homens, pois é um direito garantido por lei.
as diferenças salariais que envolvem gênero e etnia são consequência da economia estagnada e em retração dos países latino-americanos.