Certamente você já viu ovos dos insetos Tribolium confusum e Tribolium castaneum em grãos, como o arroz, o trigo e o feijão. As fêmeas põem ovos fora dos grãos e, como estes são recobertos por um secreção pegajosa, isto permite fixá-los à superfície dos grãos e/ou à de outros produtos, paredes, fendas, etc. As duas espécies de insetos alimentam-se dos grãos, podendo causar prejuízos consideráveis.
O esquema seguinte apresenta o tamanho proporcional das populações de Tribolium confusum e Tribolium castaneum, quando se desenvolvem em uma mesma cultura de grãos, em diferentes condições de umidade e de temperatura.
Segundo o que se observa no esquema, é possível inferir que as espécies Tribolium confusum e Tribolium castaneum,
competem pelo alimento, sendo que a T. confusum consegue melhores resultados quando o ambiente é úmido e quanto mais baixa é a temperatura.
competem pelo alimento, sendo que a T. castaneumconsegue melhores resultados – em ambiente úmido ou seco – desde que a temperatura esteja alta.
competem pelo alimento, sendo que os fatores abióticos (temperatura e grau de umidade) interferem na capacidade de crescimento das duas populações.
compartilham o alimento, desde que o ambiente seja úmido e a temperatura seja moderada ou quente.
compartilham o alimento, desde que o ambiente seja seco e a temperatura permaneça fria ou moderada.