As leis de heliocentrismo – enunciadas após as leis de Kepler e a lei da Gravitação Universal de Newton , que tiveram contribuições de Nicolau Copérnico e Tycho Brahe – produziram uma revolução não só nas ciências, mas também nas artes. Todos veriam tudo de outra forma, causou uma revolução no olhar.
Sobre essas leis, é correto afirmar:
A velocidade escalar média de translação de um planeta, que descreve órbita elíptica em torno do Sol, é maior na região afélio do que na região do periélio.
O módulo da aceleração da gravidade em uma altitude h=3R é igual a \(\frac{g_0}{3}\), sendo g0 o módulo da aceleração da gravidade na superfície de um planeta, considerado esféricode raio R , desprezado o efeito de rotação.
Para qualquer planeta do sistema solar, o quociente do cubo do raio médio da órbita, R, pelo quadrado do período de revolução em torno do Sol é igual a \(\frac{GM}{4\pi^2}\) , sendo G a constante da gravitação universal e M a massa do Sol.
Os satélites que percorrem a mesma órbita circular de raio R em torno de um planeta de massa M devem ter as massas diferentes para que não haja colisões entre si.
O módulo da velocidade orbital de um satélite que gravita em torno da órbita circular em torno de um planeta é igual ao módulo da velocidade areolar, referida na segunda lei de Kepler.