As grandes navegações e explorações sob a bandeira dos castelhanos tiveram início sob o reinado de Fernando de Aragão e Isabel de Castela (1479-1516). Colombo empreendeu quatro viagens, respectivamente, nos anos de 1492-1493, 1493- 1495, 1498-1500 e, a última, de 1503 a 1504. Sobre essa última viagem, quais foram os feitos de Colombo?
Colombo alcançou e tomou posse de ilhas nos arquipélagos das Bahamas e das Antilhas, como Colba (Cuba) e Espanhola (Haiti e República Dominicana).
Construiu o forte La Navidad e encontrou algum ouro em Espanhola.
Colombo tomou posse de novas ilhas do arquipélago das Antilhas e deu sequência à exploração de Cuba e de Espanhola, pelas costas do sul, no mar do Caribe.
Dirigiu-se para o estabelecimento de Santo Domingo, Espanhola, para defrontar-se com uma situação de guerra entre os próprios castelhanos e de extermínio e sujeição dos nativos a trabalhos forçados para produção de alimentos e mineração do ouro.
Explorou as costas da parte central do continente (Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá) e recebeu notícias da existência de um grande reino nas proximidades (Astecas ou Maias) e de outro mar adiante daquelas terras.