Analise os Textos I e II sobre o processo de globalização.
Texto I
O que chamamos de globalização hoje em dia é o resultado no momento atual de um processo que se iniciou com a conquista das Américas e a expansão dominadora do Ocidente europeu sobre o planeta. A primeira modernização no princípio do século XVI é a globalização dos micróbios, porque os micróbios europeus, como a tuberculose e outras enfermidades chegaram às Américas ao longo dos anos. Porém, os micróbios americanos, como os da sífilis, chegaram à Europa. Esta é a primeira unificação mundial danosa para todos.
MORIN, E. As duas globalizações. Porto Alegre: Sulina, 2002, p. 39.
Texto II
O primeiro semestre do ano de 2009 foi marcado pela dispersão de um novo vírus. O H1N1, responsável pela doença que foi popularmente batizada de Gripe Suína (tendo também recebido as alcunhas de Gripe Mexicana e gripe A), em virtude da linhagem responsável pelo surto atual ter surgido em criação de porcos e reunir genes de vírus que infectam suínos, aves e humanos. A Organização Mundial de Saúde declarou que o planeta estava enfrentando uma pandemia, devido à transmissão intercomunitária do vírus e à expansão geográfica dos casos.
LESSA, A. Globalização das doenças. Conhecimento Prático. Geografi a, n.27, São Paulo: Escala Educacional, 2009, p. 46. Adaptado.
A análise comparada dos Textos I e II conduz à seguinte conclusão:
Os Textos I e II abordam temáticas díspares, ao se referirem a doenças provocadas por agentes patológicos distintos.
O segundo texto atualiza o primeiro, ao especificar nova expansão das enfermidades.
O primeiro texto contradiz o segundo, ao utilizar uma escala geográfica mais restrita.
O primeiro texto retifica o segundo, ao mencionar os nomes científicos das doenças.
O segundo texto desconsidera o primeiro, ao responsabilizar a Organização Mundial da Saúde pela pandemia.