Analise o texto a seguir sobre a economia de Pernambuco, que vem se destacando em nível regional e nacional, se consolidando na atualidade como a segunda maior do Nordeste.
Suape passou a despontar na economia local depois da construção da Refinaria Abreu e Lima
(Publicado em 25/08/2013)
“O complexo industrial existia desde a década de 1970, mas foi a refinaria que impulsionou a região como o atrativo de negócios. Outras empresas passaram a se interessar e isso mudou a dinâmica local.(...)”, resume o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima. “Passamos a montar um polo petroquímico, de petróleo e gás e naval”, diz. (...)O Estado se inseriu na cadeia do petróleo (...). Refloresceu até mesmo a indústria têxtil. (...)Agora são os fios sintéticos da cadeia petroquímica. Em menos de uma década o setor industrial ganhou volume e passou a ocupar 28% da economia do Estado.
“Em Estados industrializados como São Paulo, Minas e Bahia a indústria tem um peso um pouco acima de 30%. Isso significa dizer que estamos no caminho de nos tornarmos um estado industrial”, afirma Rodolfo da Condepe/Fidem. O setor de serviços tem um peso maior na economia porque é estimulado tanto pela indústria quanto pela agropecuária.
Disponível em:<http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2013/08/25/suape-salvou-aeconomia- do-estado-94030.php>. Acesso em: 04set. 2013.
Assinale a afirmativa correta sobre a economia atual de Pernambuco e o dinamismo das principais áreas econômicas do estado.
A região do médio São Francisco, polarizada por Petrolina, vem se destacando nas últimas décadas a partir da fruticultura irrigada de uva, que impulsionou o desenvolvimento da indústria vinícola.
O extrativismo mineral tem se destacado no Polo Industrial do Araripe, com a exploração de ferro e manganês, que dinamizam os setores siderúrgico e metalúrgico na região.
Na Região Metropolitana do Recife, a área de Suape, município de Ipojuca, vai diversificar suas plantas fabris com a instalação da montadora Fiat e seus fornecedores de autopeças.
No Sertão, vem se consolidando um polo de tecnologia, com a implantação de montadoras de computadores e produtos eletrônicos na região do Pajeú.
O Polo Industrial do Agreste, centralizado por Caruaru, se destaca no setor alimentício, tendo como subcentros as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, que concentram um grande número de indústrias deste setor, a exemplo da Sadia.