Analise a imagem abaixo do mapa do Brasil – Fuso horário civil:
Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em: < https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fuso_horario.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2023.
Acerca dos fusos de nosso país, representados na imagem anterior, assinale a alternativa correta.
A padronização dos horários brasileiros foi introduzida em 1º de janeiro de 1914, após decreto publicado no ano anterior. Desde então esse padrão de fusos, com quatro horas diferentes para o território brasileiro, é mantido inalterado.
Em 24 de abril de 2008, foi aprovada uma nova legislação que eliminou o antigo fuso de –5 horas em relação a Greenwich e reduziu a quantidade de fusos brasileiros para três. Essa alteração dos fusos não foi mais modificada e vigora até os dias atuais.
O Acre realizou em 31 de outubro de 2010 (junto ao segundo turno da eleição presidencial) um referendo que alterava a mudança nos fusos feita pela lei criada em abril de 2008. Com este referendo foi decidido, pela maioria dos eleitores acreanos, que o estado deveria voltar ao antigo horário, voltando a ter –2 horas em relação ao horário de Brasília.
Desde o ano de 1985, de maneira ininterrupta, os estados mais ao sul do Brasil realizam o chamado horário de verão. Isso faz com que estados do sul, como o Rio Grande do Sul, fiquem parte do ano com uma hora adiantada, em relação aos estados do nordeste que, normalmente, apresentam a mesma hora do sul do país.
Atualmente, devido a algumas mudanças no sistema de fusos do país, nenhum estado da federação apresenta mais de um fuso horário.