Abaixo está representada a estrutura de um néfron, que é a unidade renal responsável pela filtração, reabsorção seletiva, excreção e formação da urina. Em cada rim existem cerca de 1 a 4 milhões de néfrons que funcionam eliminando substâncias tóxicas e atuando em processos homeostáticos para a manutenção do equilíbrio de água e sais no interior de nosso organismo. Alguns desses processos são indicados por setas numeradas de 1 a 5.
Sobre os cinco processos, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Em 1, ocorre a passagem do filtrado glomerular, rico em micromoléculas e sais minerais, do plasma sanguíneo para a cápsula de Bowman.
II. Em 2, ocorre a reabsorção da glicose do filtrado glomerular, com grande gasto de energia, não sendo normal a presença de glicose na urina.
III. Em 3, a aldosterona estimula a reabsorção ativa de sódio e de alguma água por osmose. IV. Em 4, pode ocorrer a secreção ativa de potássio, bem como a excreção de moléculas exógenas como a penicilina.
V. Em 5, ocorre a reabsorção final de água, que pode ser aumentada pelo hormônio ADH, que faz com que a parede dos túbulos coletores fique menos permeável à água.
São afirmações CORRETAS:
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
II, III, IV e V.