A LDB nº 9.394/1996 deixa claros dois conceitos decisivos para todo o desenvolvimento da questão curricular no Brasil. O primeiro, já antecipado pela Constituição Federal de 1988, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular. O segundo, refere-se ao foco do currículo.
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Assinale a alternativa que ratifica esses dois conceitos.
1. As competências e diretrizes são diversas, os currículos são comuns. 2. A LDB orienta a definição das aprendizagens mínimas e não apenas dos conteúdos essenciais a ser ensinados.
1. As competências e diretrizes são comuns, os currículos são diversos. 2. A LDB orienta a definição das aprendizagens essenciais e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados.
1. As competências devem subsidiar a formação do currículo. 2. A LDB define as aprendizagens essenciais e determina os conteúdos mínimos a serem ensinados.
1. A formação do currículo deve subsidiar o desenvolvimento das competências. 2. A LDB democratiza o ensino e uniformiza a quantificação da avaliação das aprendizagens.
1. A relação entre competências e currículo é irrelevante. 2. A LDB orienta a definição das aprendizagens mínimas, e não apenas dos conteúdos essenciais a ser ensinados.