A expansão do Império Otomano, do século XIV ao século XVII, teve grandes consequências para a organização social, política e econômica da Europa. Observe o mapa acima e assinale a alternativa CORRETA.
Os otomanos eram turcos muçulmanos que tomaram vários territórios cristãos, inclusive, em 1453, a capital do antigo Império Bizantino, Constantinopla. Com esse evento, as nações cristãs passaram a utilizar principalmente as rotas terrestres para terem acesso às Índias.
Com a expansão do Império Otomano, os territórios que envolviam o Mar Mediterrâneo foram completamente dominados pelos cristãos, pois os muçulmanos foram expulsos. Apesar de serem também nações cristãs, Portugal e Espanha disputavam o comércio com os turcos otomanos e por isso tiveram que começar a navegar pelo Atlântico.
O Império Otomano expandiu-se gradativamente por territórios da Europa e da África, do século XIV ao século XVII, sendo que a sua principal intenção era desenvolver a agricultura autossustentável. Dessa forma, sua expansão não interferiu no comércio no Mar Mediterrâneo.
Com a expansão do Império Otomano, o Mar Mediterrâneo foi dominado pelos turcos muçulmanos, dificultando o acesso das nações cristãs às Índias para realização do comércio. Isso fez com que Portugal e Espanha investissem nas navegações pelo Atlântico, o que favoreceu a chegada dos europeus nos territórios americanos.
O principal objetivo dos turcos otomanos era conquistar os territórios africanos. Apesar de terem chegado até Argel, não conseguiram adentrar o continente africano, pois enfrentaram alta resistência dos europeus, que já se encontravam no seu interior.