A Clínica Ampliada se refere a uma prática que engloba, e não se limita a, a Psicologia ou a Equipe da Saúde da Família (ESF), envolvendo a integralidade como atributo da Atenção Básica em saúde púbica, que compreenda a construção compartilhada de diagnósticos e terapêuticas como plano de cuidado, não somente centrado na doença. Em relação à prática da psicologia clínica em saúde, assinale a alternativa incorreta.
A Clínica Ampliada não é específica da prática da Psicologia. Ela trata de uma forma de compreensão do sujeito e de suas necessidades de saúde que pode ser exercida por qualquer profissional, e psicólogas(os) podem cooperar para a construção de uma sensibilidade nesse sentido.
Na construção de estratégias de prevenção e promoção de saúde, a equipe profissional precisa considerar aquelas já utilizadas por uma população, numa postura de troca de saberes e de abordagens de acolhimento das estratégias construídas pela própria população, mesmo que essas ainda não tenham sido enunciadas pela ciência.
Entender as estratégias que podem ser usadas para uma trabalhadora que sofre assédio moral cotidianamente e tem picos de hipertensão, procurando a UBS como um espaço de acolhimento para seus problemas, ou uma mulher que chega à unidade à procura de cuidados para enxaqueca que surge sempre quando seu companheiro a agride.
Trata-se de uma clínica que pode acontecer também em muitos espaços – o setting é múltiplo. Essa forma de atuação pode trazer desconfortos para a(o) psicóloga(o) e se mostrar muito desafiadora, ao apresentar as incertezas que regem o campo da saúde e uma prática ligada a um território.
Na Clínica Ampliada, o compartilhamento deve ser feito também com o próprio usuário. É certo que a proposta é sempre tudo informar, portanto sem necessidade de sigilo, nem de justificar com essa estratégia a não comunicação com a equipe.